terça-feira, 7 de junho de 2011

Webquest sobre projetos de apendizagem

A proposta permite o desenvolvimento da criatividade, da inovação. A inovação pedagógica poderá se processar mediante organização de projetos. Acreditamos que o trabalho com projetos de aprendizagem é um trabalho que envolve uma situação problema, reais e diversificadas. É a possibilidade dos educando opinarem, debaterem, construam sua autonomia e seu compromisso com o social.

Ao propormos uma prática pedagógica baseada no desenvolvimento de Projetos de Aprendizagem com as TIC estamos falando em deixar de lado a rigidez dos conteúdos tidos como comuns.

A função do professor neste novo contexto é de ativador da aprendizagem e Articulador da pratica, já que a maioria de nossos alunos conhece o funcionamento do computador. Observa-se, assim, que o professor passa a ser responsável não por ensinar o aluno, mas sim por orientar opções de caminho, despertando, ao mesmo tempo, novas inquietações e novas questões de investigação.

Cada aluno deve ser motivado e estimulado a livre expressão, melhorando cada vez mais sua forma de aprender. Ao elaborar um projeto deve-se considerar a etapa fundamental de toda pesquisa que pode, então, ser conduzida graças a um conjunto de interrogações, quer sobre si mesma, quer sobre o mundo à sua volta. Com um aluno livre para formular suas próprias questões de investigação, trazendo para a escola os seus reais interesses, temos a possibilidade de nos deparar com um sujeito comprometido com a sua aprendizagem, disposto a fazer uso de todos os mecanismos que tiver acesso para buscar soluções aos problemas por ele elaborados.

cursista Rosinélia

Nenhum comentário:

Postar um comentário